quarta-feira, 6 de julho de 2011

Conversando com Tobias - Parte III - Nomes


Estava lavando os pratos do jantar, quando, de repende, ouço aquele chamado firme e carinhoso:

- Mamãe!

Prontamente enxuguei as mãos, me aproximei e respondi:

- Diga, filho...


- Me diz uma coisa...


- O que você quiser...


- De onde você e o papai tiraram o meu nome?


- Por que a pergunta, meu filho? Tá insatisfeito? - Respondi, na esperança de esfregar aquela situação na cara de Anderson com todo o prazer. Mas tive meus planos frustrados quando Tobias respondeu:


- Não, mamãe! De maneira alguma. Na verdade, estou bastante satisfeito. Conheço poucos Tobias, o que me faz sentir único, especial.


- E você é, meu bem. Mas... então qual é o problema?


- Nenhum. Curiosidade, ué, não pode?


- Claro que sim, meu anjo! - Respondi, tentando ganhar tempo para organizar a minha fala - Bom, deixe-me ver... Na verdade, a ideia foi de seu pai. Ele encarnou, desde o início do nosso namoro, que queria, porque queria, que seu nome fosse Tobias.


- Mas, por que?


- Segundo ele, porque lembra aquele famoso poeta Tobias Barreto, porque remete ao interior chamado Tobias Barreto, onde mora parte da família dele e, por fim, porque é um nome Bíblico.


- Hunn... bacana! E você concordou assim, de imediado? Porque, venhamos e convenhamos, não é um nome muito convencional.


- Pra ser sincera, não, filhote. Eu até gostava do nome, mas achava que você seria perturbado pelos seus colegas na escola. Só aceitei quando vi o significado: "Deus é bom".


- Massa o significado!... Mas... Por que eu seria perturbado, mesmo?


- Você sabe...


- Sei?


- O povo iria associar você àquele personagem do charges.com, o Tobby entrevista.


- Ahn? Boiei, mãe! Que charges? Que Tobby? Só quem me chama de Tobby é vovó Alanete. Do que que você tá falando?


- Aquele programinha, meu filho, em que o Tobby entrevistava famosos.


- Nunca vi mais gordo, mãe. Isso é coisa da sua época!


- Como assim "coisa da minha época", menino! Tá me chamando de velha?


- Jamais, mamãe! Mas, vamos combinar que você já tá com uns pezinhos de galinha beirando esses olhos verdes...


- Pezinhos de galinha???


- É, mamãe! Fala sério! O que você esperava? Você já passou dos 30, minha velha!


- "Minha velha"? Não existe mais respeito dentro dessa casa!


- Heeheheheh! Calminha mamita!


- Agora eu me irritei! É pra falar de idade, é? É pra falar de velho? Então vamos jogar limpo nessa estória.


- Amooooooor! - Gritei por Anderson que assistia "Two and a half man" na sua cadeira do papai.- Tô fazendo a lista dos materiais pro seu aniversário! Quantas velinhas eu tenho que comprar, mesmo?


Anderson calou-se e Tobias explodiu em gargalhadas.



By: Milena Farias